Vaga – Prestação de serviços (Assistente Comunitário) – Maputo

 Vaga – Prestação de serviços (Assistente Comunitário) – Maputo




A Pathfinder International está empenhada em facilitar o acesso e melhorar a qualidade do planeamento familiar, saúde reprodutiva, aborto e serviços de cuidados de HIV e SIDA baseados na comunidade e unidades sanitárias. Em parceria com os governos do país de acolhimento e de organizações não-governamentais, formamos prestadores de cuidados de saúde baseada nos serviços de saúde para melhorar a qualidade e a variedade das suas competências técnicas e de aconselhamento. Serviços baseados nas facilidades de saúde são melhorados através do fornecimento de equipamentos e renovação das instalações. Mobilizamos as comunidades para advogar pela qualidade dos serviços e melhorar o acesso através de voluntários formados baseados na comunidade. A Pathfinder fortalece o acesso dos jovens a cuidados de saúde através da criação de serviços amigos de adolescentes e jovens e da formação de educadores de pares para promovê-los. Em cada projecto, a Pathfinder trabalha com os nossos parceiros para melhorar a sua capacidade de gestão e de implementação de programas. Em todos os nossos programas, a Pathfinder esforça-se para capacitar mulheres, homens, adolescentes e comunidades para fazer escolhas e criar ambientes propícios a comportamentos reprodutivos saudáveis.


Objectivo da Posição


O(A) Assistente Comunitário terá como responsabilidade implementar actividades descritas num plano de trabalho detalhado na componente comunitária, advocacia e monitoria e avaliação voltada para a criação de demanda, aumento de conhecimento e uso do preservativo feminino FC2. O(A) Assistente Comunitário estará sob supervisão e orientação técnica da coordenação do Projecto em interface com outros parceiros estratégicos.


Principais Responsabilidades


Apoiar as actividades de criação de demanda para o preservativo feminino provendo apoio e assistência as associações juvenis identificadas para implementação dos planos de trabalho (submissão de requisições, organizando e disponibilizando material educativo, provendo mentoria técnica para captação de dados, mentoria aos activistas e supervisores de campo, suporte na área de logística incluindo fortalecendo a ligação com as instituições de governo para provisão de insumos de prevenção).

Implementar o plano anual de actividades do Projecto nas diferentes componentes de operacionalização.

Participar dos grupos técnicos de trabalho visando reforçar advocacia em prol do preservativo feminino em Moçambique.

Colaborar com iniciativas de visibilidade digital do preservativo feminino em articulação com parceiros chaves do Projecto.

Prover assistência técnica aos principais parceiros e instituições do governo na componente de conhecimento técnico, advocacia, reforço de capacidades institucionais, planificação, gestão e fluxos de distribuição do preservativo feminino.

Organizar webinares, Podcasts, campanhas virtuais e outras actividades de engajamento digital para promoção do acesso e disponibilidade do preservativo feminino para jovens.

Realizar sessões de apoio técnico e supervisão as actividades de criação de demanda implementadas pelas associações juvenis.

Elaborar relatórios de actividades mensais, trimestrais de acordo com as actividades do Projecto.

Identificar boas práticas, abordagens e estratégias efectivas de promoção do preservativo feminino.

Conduzir sessões formativas para parceiros, instituições do governo e outros stakeholders relevantes no pacote de formação em FC2.

Disseminar e alimentar o microsite do FC2.

Realizar e participar das actividades de relevo alusivas as datas comemorativas visando promover o FC2.

Contribuir na revisão, elaboração de documentos, directrizes, estratégias visando integrar o FC2.

Mapear possíveis sinergias com potenciais parceiros para trabalho conjunto na promoção do preservativo feminino FC2.

Assegurar a disponibilidade do preservativo feminino em principais locais de acesso as comunidades, associações juvenis e outras entidades comunitárias.

Apoiar na coordenação de actividades com os escritórios da Pathfinder.

Realizar outras funções que lhe forem atribuídas de apoio a outros programas da Pathfinder.

Requisitos Básicos



Formação superior em Ciências Sociais, Sociologia, Antropologia, Saúde comunitária, Psicologia Social.

Conhecimentos básicos na área de saúde e direitos sexuais e reprodutivos, com foco nos adolescentes e jovens e em matérias de igualdade de género.

Habilidade para falar e escrever fluentemente em português.

Excelente liderança, habilidades interpessoais e de comunicação.

Boas habilidades interpessoais (sociável, empática, capacidade de comunicação, respeito pelas diferencias e capacidade de se adaptar a diferentes contextos e grupos-alvo)

Habilidades de informática (Word, Excel, Power Point, Outlook, Internet).

Experiência na organização de actividades comunitárias com foco raparigas, mulheres e jovens.

Experiência como formador(a) e facilitador(a) na área de saúde comunitária.

Disponibilidade para se deslocar aos distritos (áreas de implementação do Projecto)

Capacidade de planificação e gestão de actividades

Qualificações


Pelo menos 3 anos de experiência em ONGs desenvolvendo trabalhos similares.

Conhecimento da língua inglesa constitui uma vantagem.

Link de Candidatura: https://recruiting.ultipro.com/PAT1012PATH/JobBoard/39cd1fd5-010e-4cba-b70e-a30ea3163220/OpportunityDetail?opportunityId=6cabbb94-12ad-4fe8-8774-a4c5f86e728e

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem