EMPRESAS DE FACHADA EXPORTARAM ILEGALMENTE 50 BILHÕES DE METICAIS

 EMPRESAS DE FACHADA EXPORTARAM ILEGALMENTE 50 BILHÕES DE METICAIS 




EMPRESAS DE FACHADA EXPORTARAM ILEGALMENTE 50 BILHÕES DE METICAIS 

Acompanhe os contornos dessa notícia 👇



O valor supostamente expatriado ilegalmente para o exterior, sob a justificativa de importação de diferentes produtos, subiu de mais de 330 milhões de dólares para mais de 802 milhões de dólares, o que equivale a mais de 50 bilhões de meticais, entre os anos de 2019 e 2023.


Esse esquema de lavagem de dinheiro envolve 40 indivíduos, tanto nacionais quanto estrangeiros, e 48 empresas, principalmente localizadas nas cidades de Nampula, Nacala e Maputo.


Segundo um comunicado divulgado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) no mês passado, como parte da investigação do processo número 3/GCCCOT/2022 - Operação Stop BC, em andamento no Gabinete Central de Combate à Criminalidade Organizada e Transnacional (GCCCOT), foram inicialmente identificados 40 indivíduos, tanto nacionais quanto estrangeiros, e 15 empresas como suspeitos.


Até o momento, outras 33 empresas foram incluídas na lista, totalizando 48 empresas sob suspeita, principalmente nas cidades de Nampula, Nacala e Maputo. O comunicado da PGR, entretanto, não divulga os nomes das pessoas e organizações envolvidas no esquema.


"De igual modo, das diligências até então efectuadas, resulta que o valor de 330.241.242,39 dólares, anteriormente indicado como tendo sido expatriado entre 2019 e 2023, sob a alegação de importação de diversas mercadorias, subiu para 802.413.755,32 dólares, equivalente a 50.752.670.023,99 meticais, sem que as supostas mercadorias tenham efetivamente dado entrada no país”, informa o comunicado.


Segundo a PGR, até 12 de julho, foram apreendidos 54 imóveis, incluindo hotéis, lojas, sedes de empresas, residências, edifícios em construção e outras propriedades pertencentes aos acusados. Entre as propriedades apreendidas está o Hotel Fénix, situado na Avenida das FPLM, em Nampula.


É importante ressaltar que, dos 40 suspeitos envolvidos, seis estão presos preventivamente, três aguardam julgamento em liberdade mediante pagamento de caução, e os demais estão foragidos.


No mesmo comunicado, a PGR informa que, no âmbito da prevenção e combate ao branqueamento de capitais, foi instaurado o processo número 34/BC/GCCCOT/2022, no qual sete acusados foram detidos, sendo três de nacionalidade estrangeira. No tribunal, quatro foram liberados mediante pagamento de caução, enquanto três permanecem em prisão preventiva.


“Nos mesmos autos, foram apreendidos 54.143.364,03 meticais, transferidos para a Conta Única do Tesouro. O Gabinete Central de Combate à Criminalidade Organizada e Transnacional, em coordenação com o SERNIC e demais instituições relevantes, continua a realizar diligências, dentro e fora do país, com vista à coleta de provas, captura dos suspeitos e apreensão de bens associados ao crime”, conclui o comunicado.


#TVSucessoDoPovo

#1NaInformação

#Jornaldas13horas

#CuangeSimbe

#TVSucesso2024

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem